AS VIDAS QUE A VIDA NOS MOSTRA *****

DAS PEDRAS ONDE TROPECEI******

DAS QUE EM MEU REDOR APANHEI*****

OUTRAS ONDE A DESCANSAR ME SENTEI*****

E ALGUMAS QUE ATÉ AMEI!

sábado, 28 de março de 2015

IGREJA DA SANTA CRUZ+++++ RIBEIRA DE SANTARÉM++++++ EM PEDRAS VIVAS COM VIDAS VIVIDAS

Igreja de Santa Cruz localiza-se na cidade de Santarém, na freguesia de Santa Iria da Ribeira, e constitui um dos monumentos scalabitanos mais representativos do estilo gótico, não obstante incluir elementos de outras correntes arquitectónicas, como orenascimento e o barroco. O templo, datado do século XIII, foi a sede de uma antiga paróquia, extinta no século XIX.


História[editar | editar código-fonte]

A igreja foi edificada no século XIII, sendo a data concreta da sua instituição desconhecida, sabendo-se apenas que teve o patrocínio da coroa. Porém, o facto de, ainda no século XII, Santa Cruz aparecer como sede paroquial leva a supor da existência de um primitivo e modesto templo, construído após a Reconquista da cidade, na sequência da nova organização cristã e do aumento demográfico então verificado. Desta forma, a actual igreja teria sido edificada num local já anteriormente consagrado ao culto.
Em 1280, D. Dinis doa o templo à Real Colegiada de Santa Maria da Alcáçova, em troca das igrejas de Alcoentre e Tagarro. No século XIV, o templo é reconstruído por iniciativa do Conde Lourenço Domingues Minatos e de sua mulher, Iria Afonso Caeira, que se encontram ambos sepultados na capela-mor. Em 1551, a nave foi reconstruída, tendo sido executadas as colunas divisórias. Ainda no mesmo ano, foi colocado o púlpito renascentista e foi edificado o coro, do qual apenas resta actualmente a balaustrada mudéjar. Em 1681, foram executados os azulejos que revestem a capela-mor e a capela baptismal.
A maior campanha artística de que o templo foi alvo deu-se na primeira metade do século XVIII, quando foi executado o pórtico barroco, da autoria de João Antunes, e que actualmente se encontra adossado à fachada nascente da Casa da Irmandade do Santíssimo Sacramento. Esta casa, que se encontra junto à fachada sul da igreja, foi erigida em 1715. Em 1733, foi construída a torre sineira.







RIBEIRA DE SANTARÉM

FOTOS DE LÍDIA FRADE

2 comentários:

  1. Uma maravilha obra da arquitetura
    Um monumento espetacular
    Gostei de conhecer a história
    Um domingo abençoado Lídia
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. OLÁ GRACINHA É COM MUITO GOSTO QUE LHE DIGO, É LINDO SIM MAS EM GRANDE DEGRADAÇÃO, HOJE NÃO Á DINHEIRO PARA OBRAS E DEPOIS MONUMENTOS QUALIFICADOS QUE CARECEM DE DECISÕES ESPECIAIS.
      OBRIGADO PELA VISITA
      UMA PASCOA FELIZ
      1 BEIJINHO
      ATÉ SEMPRE

      LÍDIA

      Eliminar

DEIXE UMA PALAVRA AMIGA REGISTANDO A SUA APRECIAÇÃO!!!